quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Pipocas sem Sal

O que é falsidade? Segundo o sábio Aurélio:"s.f. Propriedade do que é falso. / Mentira, calúnia. / Hipocrisia; perfídia. / Delito que comete aquele que conscientemente esconde ou altera a verdade" mas na pratica é algo muito mais peçonhento.

Todos nós somos falsos em algum momento, é um encanto, uma mentira, é como um adorno ou uma maquiagem a uma personalidade imperfeita,até por que não é bom ser verdadeiro em tempo integral, ninguem gosta de gente verdadeira porque a verdade é imperfeita, asssim como as personalidades, e essa "falsidade" é o sal da pipoca, ninguem come pipoca sem sal, mas o detalhe, é que sal de mais faz mal.

Quantas vezes preferimos comer pipoca com muito sal a morrer de fome, e no final descobrimos que não valeu a pena, que seria melhor morrer de fome.

Solidão é o que resta, um jejum dessa pipoca salgada...Estive pensando, e cheguei a uma conclusão, as pessoas que mais tem problemas com pessoas falsas, são as que tem mais tendencia a serem verdadeiras, aquelas pipocas sem sal que falam verdades que nem sempre agradam ao serem ouvidas, que tantas vezes são inconvenientes e até mesmo desnecessarias.

Depois de metaforisar as pipocas, sal, e pessoas e falsidade, falemos literalmente. As pessoas são falsas, sem mais. Por que se não fossemos não nos aturariamos, a convivência com pessoas sinceras e verdadeiras é um saco, pois somos intolerantes com falhas, e todos somos verdadeiramente falhos, e para que sejamos aturados somos falsos, falsidades sutis, etiquetadas como bons modos. Talvez não chegue a ser falsidade, é apenas segurar os impulsos, largar a espontaneidade, é falso.

Como tudo na vida, necessita de um limite, e é muito tênue o limite entre uma pessoa adornada de uma perfeição inexistente(que pode ser considerado falsidade) e uma pessoa que destorce fatos e palavras, mente e vira o mundo ao avesso a seu favor, e essas, essas sim são as perigosas, e lembremos que alguém que consegue ser "levemente" falso, não tera dificuldade de se tornar uma legítima víbora.

Lidar com gente falsa é o que é mais dificil, na verdade em meus 16 anos e meio de vivencia nesse estranho mundo, tendo encontrando pelo caminho algumas cobras, cheguei a conclusão de que existem duas coisas a fazer ao encontrar uma cobra: Ou corte sua cabeça, ou (menos eficaz, porém mais aconselhavel) correr, se afastar, para o mais longe que puder, não cobrar suas atitudes, apenas deixar que seus venenos e mentiras gritadas acoem dentro de suas consciencias(se elas tiverem uma) e as envenenem, Enquanto você se afasta, em silêncio.

Meça bem o sal da pipoca, preserve os rins.

Um comentário:

  1. Querida, a ira é um sentimento que pode ser expresso assim: "Tomar o veneno e esperar que o outro morra" (W. Shaekspeare).
    Sabe que adoro o que escreve e, geralmente, nossos textos expressam uma incontinência de espírito que nos incomoda!!! Sinto-me mal às vezes e pior ainda quando entro em lugares hostis...
    Fique tranquila e escreva mesmo, exponha tudo para o mundo... Abraço!!!

    ResponderExcluir