sábado, 9 de junho de 2012

Vestígios do passado

Da flor, a pétala. Do doce, os farelos. Da brisa, o arrepio. Do estilhaço, o caco. Do susto, o descompassar do coração. Da janta, os pratos sujos. Das tardes de ensolaradas com os amigos, as fotografias. Da chuva, o cheiro de úmido. Das lágrimas, o timido sorriso no rosto inchado.

Todas as coisas que vem e vão, deixam algo pelo caminho, e que prevalece lá, pelo tempo que seja proporcional a magnitude do que se foi, há quem chame de saudade essa sensação ímpar que vem sorrateiramente e nos arrasta a lágrimas e risos inexplicáveis, quando reencontramos pelo caminho estes resquícios de passado.

Mas há quem junte estes resquícios do chão e os guarde em um lugar só seu, onde o mundo não pode entrar, e traga de sensações ja vividas quando o presente momento não é feliz, como um reconforto.

Há momento em que apenas não há escolha, estes pedaços de passado estão por ai, e as vezes representam a fração ainda não cicatrizada de um coração ainda não norteado que viaja a procura de qualquer coisa que encontrar, que vive em busca do que viver. E aparecem sem querer em nossos caminhos guiados pelo acaso a essas lembranças estranhas, e que veem como um soco, desnorteando-nos de novo.

E as vezes as pessoas apenas desanimam, sorriem espontaneamente, riem loucamente ou apenas deixam seus olhos fluirem. E ninguém que não entenda o valor daquele cheiro ou daquele trejeito de um estranho, daquele banco, daquela esquina, daquela gesto, daquela foto vai entender o porque dessa instantânea mudança...

Esta é a beleza destes resquícios, que trazem nosso passado ao presente vez ou outra, não permitem que esqueçamos o que foi bom, e que lembremos daquilo que por ter sido ruim nos fez crescer.

2 comentários:

  1. Julia...Amei:
    "Esta é a beleza destes resquícios, que trazem nosso passado ao presente vez ou outra, não permitem que esqueçamos o que foi bom, e que lembremos daquilo que por ter sido ruim nos fez crescer."
    Somos a soma do tudo que vivemos..
    bjs

    ResponderExcluir